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Dúvidas Frequentes - Loja Virtual

Confira algumas dúvidas frequentes sobre Lojas Virtuais

Perguntas Sobre Loja Virtual

Existem várias formas de evitar fraudes na sua Loja Virtual. O passo mais importante é conhecer as formas de fraude mais comuns. São elas: envio de comprovante de pagamento falso, uso de cartão de crédito roubado ou clonado e troca ou devolução de produto trocado.

O envio de comprovante de pagamento falso acontece quando um cliente falsifica o comprovante de pagamento da compra e envia para o logista através de e-mail ou whatsapp. Muitas vezes, a falsificação é muito convincente. Por este motivo, é muito importante sempre verificar o status de pagamento do pedido diretamente na plataforma da Loja Virtual, ou no extrato bancário, antes de enviar o produto.

Para evitar a fraude no cartão de crédito, é importante a Loja Virtual contar com um serviço de análise de risco. O mais seguro é integrar sua loja com algum gateway de pagamento que ofereça seguro total de risco, ou seja, ele que assume o risco da fraude. Geralmente as taxas destes serviços são mais altas, no entanto, pode valer a pena pela segurança.

Já a troca e devolução de produto trocado é quando um cliente mal intencionado faz a compra, recebe o produto, solicita a troca ou devolução e devolve outro produto, geralmente de qualidade inferior, avariado ou já muito gasto por uso. Neste caso, é importante registrar o número de série do produto enviado para garantir que o produto devolvido seja o mesmo que foi enviado e conseguir provar isso.

Ao lidar com trocas e devoluções, você deve considerar duas coisas: o código de defesa do consumidor, que impõe algumas obrigações ao vendedor, e a boa relação com os seus clientes.

O código de defesa do consumidor prevê o direito do arrependimento para qualquer produto vendido remotamente, e isso se aplica a uma compra em Loja Virtual. Com isso, é garantido ao consumidor o direito de devolver o produto e receber integralmente o valor pago, incluindo o frete, em até 7 dias após o recebimento, sem precisar ao menos justificar o motivo. Mas o produto deve ser devolvido na caixa original, lacrado, etiquetado e sem sinais de uso. O frete, e todos os demais custos envolvidos na devolução, é de responsabilidade do comerciante.

Já no caso de produto com defeito, o consumidor possui o direito mínimo de 30 a 90 dias, dependendo do produto, para troca e devolução. Porém, deve ser comprovado defeito de fabricação ou que a avaria tenha acontecido antes do recebimento do produto. Caso a Loja comprove que o produto foi danificado pelo cliente, devido a mau uso ou acidente, a troca ou devolução não é obrigatória. O comerciante pode ainda optar pelo conserto do produto, caso viável.

Agora pensando na boa relação e fidelização dos clientes, o varejista pode optar por oferecer benefícios para o consumidor e isso é uma excelente prática. Ele pode, por exemplo, oferecer uma troca grátis caso o cliente tenha errado a numeração. Pode ainda aceitar devoluções em troca de gift cards ou cupons de desconto para comprar outros produtos na loja. Mas isso deve ser cuidadosamente planejado para não gerar prejuízos.

Não é estritamente necessário ter conhecimentos técnicos avançados para gerenciar uma Loja Virtual em Lins/SP. No entanto, é importante ter pelo menos uma compreensão básica dos aspectos técnicos envolvidos.

Muitas plataformas de e-commerce já foram projetadas para serem amigáveis com usuários pouco experientes, com interfaces intuitivas e autoexplicativas. Portanto, caso você opte por gerenciar sua Loja Virtual por conta própria, considere a escolha de uma plataforma que privilegie estes aspectos.

No entanto, uma plataforma muito amigável acaba perdendo funcionalidades importantes em prol da facilidade de uso. Além disso, pouco conhecimento em gerenciar uma Loja Virtual pode fazer você perder oportunidades de aplicar técnicas e ferramentas que aumentariam suas chances de vendas.

Considere ainda que alguns procedimentos técnicos exigirão um esforço, além da intuição, para quem não possui experiência.

Por estes motivos, clientes em Lins/SP da P4Shop contam com a Academy P4Shop, um ambiente de cursos voltados para empreendedores aprenderem do básico ao avançado em como gerir, divulgar e aumentar as vendas em uma Loja Virtual. E o melhor, a plataforma Academy P4Shop é totalmente gratuita para clientes P4Shop!

Embora não seja absolutamente necessário ter um domínio próprio para ter uma loja virtual, é altamente recomendável. Muitas plataformas oferecem subdomínios para que você possa divulgar o acesso à sua loja. Por exemplo, a plataforma Shopify permite que você tenha sua loja utilizando o subdomínio minhaloja.shopify.com.

Porém, utilizar um subdomínio da plataforma irá reduzir drasticamente a relevância da sua loja nos mecanismos de busca. Ou seja, quando alguém buscar produtos como o seu no Google, sua loja terá menos relevância do que outras lojas que possuem um domínio próprio.

É preciso considerar também o profissionalismo. Um domínio próprio transmite um posicionamento mais profissional e confiável. Desta forma, você poderá construir uma marca mais forte. Compartilhar e divulgar um domínio próprio também é muito mais eficiente.

Outro aspecto muito importante é que você possui total controle de um domínio próprio. Assim, você pode mudar sua loja de plataforma sem perder a referência de acesso que seus clientes já estão acostumados.

Vale salientar que o custo para manter um domínio próprio na internet (.br) é de apenas R$40,00 por ano, um custo relativamente baixo pelos benefícios que ele traz. A P4Shop te auxilia no processo de registro, configuração e manutenção de seu domínio próprio, inclusive na criação de contas de e-mail profissionais para aumentar ainda mais o desempenho do seu negócio.

O primeiro passo antes de criar uma Loja Virtual em Lins/SP é identificar o público que irá comprar os produtos que você irá vender. Em seguida, é necessário entender a situação do mercado que você irá atuar e qual a situação de seus concorrentes (lojas virtuais semelhantes à sua).

O próximo passo é aplicar técnicas de marketing para definir seu mix de produtos e a política de preço que será aplicada em sua loja virtual. Considere a demanda do mercado, margem de lucro, posicionamento de mercado pretendido e viabilidade logística.

Pense agora em um nome para o seu negócio, crie uma identidade visual (logo, paleta de cores) própria para sua loja virtual e encontre um domínio (.com.br) disponível na internet para ser a URL de acesso à sua loja.

Após concluir estes passos, você já pode definir uma plataforma que se adéque às suas necessidades e implementar sua Loja Virtual de forma que atraia seu público e seja eficiente em gerar conversões.

Não se esqueça que nem sempre você possui aptidão ou tempo para cuidar de todos estes passos de forma eficiente. Tenha ajuda de profissionais capacitados para auxiliar você e não desperdiçar tempo e dinheiro em um projeto que não dê resultados. A P4Shop possui todas as competências necessárias em Lins/SP para assessorar toda sua jornada rumo a uma Loja Virtual com alta performance e vendas.

Os custos para criar uma Loja Virtual em Lins/SP irá depender de vários fatores, que vão desde as necessidades específicas de um negócio até as ferramentas que estarão disponíveis para o empreendedor gerir e divulgar seu negócio.

No entanto, de forma geral, é possível estimar os custos de uma Loja Virtual Profissional, com os principais recursos de venda e divulgação, além das principais ferramentas de gestão do e-commerce.

Uma Loja Virtual Profissional com todos os recursos para garantir uma excelente experiência de compra terá um custo estimado variado entre R$ 2.600,00 e R$ 3.500,00.

Caso a loja seja criada considerando também um investimento em Branding (desenvolvimento e posicionamento da marca) e performance, o custo estimado varia de R$ 4.900,00 a R$ 5.500,00

Em alguns casos, o desenvolvimento da Loja Virtual inclui também uma assessoria de mercado, marketing e vendas. Neste caso, o custo estimado é à partir de R$ 7.500,00

A P4 Shop possui planos que se adéquam à situação atual do empreendedor, além de contar com o projeto “Transforme seu Sonho em Vendas”, que leva ainda mais acessibilidade para empreendedores de Lins/SP que estão iniciando seus passos no empreendedorismo online.

Ter uma Loja Física ajuda muito no processo de criar uma Loja Virtual, pois você já possui grande parte dos requisitos necessários, como fornecedores e estoque de produtos. No entanto, criar uma loja virtual, mais do que expandir o seu negócio, se torna um novo negócio. Isso envolverá uma transição de processos e estratégias específicas para o ambiente online.

O primeiro passo é entender que seu público da Loja Virtual não é o mesmo público da sua Loja Física. Defina seu novo público online e encontre estratégias específicas para alcançá-lo através de uma divulgação exclusiva.

O segundo passo é adaptar a logística do seu negócio para poder entregar seus produtos pelo maior raio possível. Isso inclui estratégias personalizadas para embalagens, contratos com empresas de frete (Correios ou transportadoras) e a ciência de que seu produto ficará mais caro devido ao deslocamento (frete), o que implicará em nova estratégia de precificação.

Aprenda sobre políticas próprias para o comércio eletrônico, como por exemplo, o direto ao arrependimento da compra garantido a clientes de Lojas Virtuais. Entenda também a necessidade de criar regras claras sobre Política de Privacidade e Política de Trocas e Devoluções.

Tente criar um ambiente omnichannel, onde clientes da sua Loja Virtual tenha vantagens integradas com clientes da sua Loja Física e vice versa. No entanto, o ideal é manter um estoque dedicado a cada um dos negócios, adaptados aos gostos e identidade específica de cada público.

A P4Shop te dará todo o suporte necessário para desenvolver sua Loja Virtual a partir de uma Loja Física!

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