Ter uma Loja Física ajuda muito no processo de criar uma Loja Virtual, pois você já possui grande parte dos requisitos necessários, como fornecedores e estoque de produtos. No entanto, criar uma loja virtual, mais do que expandir o seu negócio, se torna um novo negócio. Isso envolverá uma transição de processos e estratégias específicas para o ambiente online.
O primeiro passo é entender que seu público da Loja Virtual não é o mesmo público da sua Loja Física. Defina seu novo público online e encontre estratégias específicas para alcançá-lo através de uma divulgação exclusiva.
O segundo passo é adaptar a logística do seu negócio para poder entregar seus produtos pelo maior raio possível. Isso inclui estratégias personalizadas para embalagens, contratos com empresas de frete (Correios ou transportadoras) e a ciência de que seu produto ficará mais caro devido ao deslocamento (frete), o que implicará em nova estratégia de precificação.
Aprenda sobre políticas próprias para o comércio eletrônico, como por exemplo, o direto ao arrependimento da compra garantido a clientes de Lojas Virtuais. Entenda também a necessidade de criar regras claras sobre Política de Privacidade e Política de Trocas e Devoluções.
Tente criar um ambiente omnichannel, onde clientes da sua Loja Virtual tenha vantagens integradas com clientes da sua Loja Física e vice versa. No entanto, o ideal é manter um estoque dedicado a cada um dos negócios, adaptados aos gostos e identidade específica de cada público.
A P4Shop te dará todo o suporte necessário para desenvolver sua Loja Virtual a partir de uma Loja Física!