Existem várias formas de evitar fraudes na sua Loja Virtual. O passo mais importante é conhecer as formas de fraude mais comuns. São elas: envio de comprovante de pagamento falso, uso de cartão de crédito roubado ou clonado e troca ou devolução de produto trocado.
O envio de comprovante de pagamento falso acontece quando um cliente falsifica o comprovante de pagamento da compra e envia para o logista através de e-mail ou whatsapp. Muitas vezes, a falsificação é muito convincente. Por este motivo, é muito importante sempre verificar o status de pagamento do pedido diretamente na plataforma da Loja Virtual, ou no extrato bancário, antes de enviar o produto.
Para evitar a fraude no cartão de crédito, é importante a Loja Virtual contar com um serviço de análise de risco. O mais seguro é integrar sua loja com algum gateway de pagamento que ofereça seguro total de risco, ou seja, ele que assume o risco da fraude. Geralmente as taxas destes serviços são mais altas, no entanto, pode valer a pena pela segurança.
Já a troca e devolução de produto trocado é quando um cliente mal intencionado faz a compra, recebe o produto, solicita a troca ou devolução e devolve outro produto, geralmente de qualidade inferior, avariado ou já muito gasto por uso. Neste caso, é importante registrar o número de série do produto enviado para garantir que o produto devolvido seja o mesmo que foi enviado e conseguir provar isso.