Definir um bom nome para sua Loja Virtual é um passo importante na construção da identidade do seu negócio online e que pode impactar nos processos de posicionamento, divulgação e fixação da sua marca. Por estes motivos, criamos algumas dicas para você não errar na hora de criar o nome da sua Loja Virtual.
1- Verifique a disponibilidade do domínio na internet
Antes de se apaixonar por um nome para sua Loja Virtual, verifique a disponibilidade de um domínio na internet. Por mês, são registrados mais de 130 mil domínios, apenas considerando os que terminam com “.br”. Então encontrar um domínio disponível muitas vezes pode ser desafiador. Dê preferência a domínios .com.br ou .net.br.
Para verificar se um domínio está disponível, acesse o site do NIC.BR através do link registro.br. Basta digitar o domínio que pretende registrar no campo “Pesquisar domínio”. Se o site informar “Domínio disponível para registro.” você deu a sorte grande!
2- Relacione o nome da sua Loja Virtual com seu Produto, Mercado ou Público
Um bom nome de Loja Virtual consegue posicionar uma marca, filtrar um público ou descrever um negócio. Um nome que se relaciona com seu produto, mercado ou público é mais fácil de lembrar e despertar atenção de clientes potenciais. Pense em palavras-chave relevantes para o seu nicho e explore combinações que transmitam a essência do seu negócio.
Exemplos de Nomes que se relacionam com o produto:
- Sapato Barato (Calçados a preços populares)
- Roupa para Festa (Roupas segmentadas para eventos)
- Uniforme Profissional (Empresa que fornece e personaliza uniformes corporativos)
Exemplos de Nomes que se relacionam com o Mercado
- EcoVibe (Produtos sustentáveis e ecológicos)
- Universo Fitness (Produtos e Moda para frequentadores de academias)
- PetPal Universe (Produtos para animais de estimação)
Exemplos de Nomes que se relacionam com o Público
- Clube Fashionistas (moda para mulheres com gosto por moda)
- Garotas Nerds (itens e acessórios para jovens ligadas ao universo geek)
- Mimos de Mãe (itens para mulheres com filhos jovens)
Outra opção é criar-se nomes conceituais. Por exemplo, uma loja virtual de perfurmes ou itens aromáticos cujo nome seja Sinfonia. O conceito da marca remeteria à sutil combinação de aromas que se tornam tão agradáveis quanto uma música bem executada. Mas cuidado: nomes criados baseados em conceito tendem a ter maior dificuldade de assimilação e exigem um esforço maior de branding (posiconamento e fixação de marca)
3- Considere um Nome de Loja Virtual Fácil de Memorizar e Simples de Digitar
Um nome fácil de memorizar é um ativo valioso para qualquer loja virtual. Opte por palavras simples, evite combinações complicadas e garanta que seja fácil de digitar. Evite grafias complicadas ou palavras longas que o usuário possa confundir ou errar na hora de digitar. Um caso muito comum é o uso da palavra acessórios, que em muitos casos é digitado assessórios.
Caso opte por usar palavras estrangeiras, priorize palavras que já estão agregadas à nossa cultura ou que possuam grafia intuitiva. Fuja de palavras como business (negócio em inglês), Chérie (querida em francês) ou Corazón (coração em espanhol). Prefira palavras como love, hermano ou online, por exemplo.
4- Fique atento ao Formato do Nome sem Acentuação e Espaços
Lembre-se de que os nomes de domínio não podem conter espaços nem acentos. Certifique-se de que o nome da sua loja virtual permaneça atraente e compreensível mesmo nesse formato. Garanta que o nome seja visualmente agradável e fácil de entender sem pontuações ou espaços. Por exemplo, uma marca que se chamaria “Mac Ação”, no domínio seria escrito macacao.com.br, remetendo muito mais à palavra “Macacão”.
5- Verifique se a marca já possui registro no INPI
Antes de tomar a decisão final, verifique se o nome que você escolheu não está registrado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Isso ajuda a evitar problemas legais e protege sua marca de possíveis disputas na hora de registrá-la. Verificar registro de marca é um trabalho que deve ser confiado a profissionais, mas mesmo sem ter experiência, você consegue fazer uma pesquisa superficial através do site do INPI neste link: busca.inpi.gov.br.
Dica Extra: Inspire-se em Concorrentes de Sucesso
Observar o que funciona para concorrentes de sucesso pode fornecer insights valiosos. Não se trata de copiar, mas sim de entender os padrões que ressoam com o público-alvo. Isso pode ajudar na criação de um nome que esteja alinhado com as expectativas do mercado e tenha potencial para se destacar.
Conclusão: Um Nome que Reflete a Identidade da Sua Marca
Escolher o nome perfeito para sua loja virtual é um processo estratégico que combina criatividade e considerações práticas. A P4Shop coloca você no caminho certo para criar uma identidade única e memorável para sua Loja Virtual. Lembre-se, o nome é mais do que uma palavra - é a primeira impressão que sua loja virtual faz no mundo online.